segunda-feira, 16 de maio de 2011

O que são Zoonoses?

     As zoonoses são entendidas como doenças que podem ser transmitidas ao homem pelos animais. Entre estas podemos salientar algumas como a Raiva, para a qual é obrigatória a vacinação animal, Lepstospirose, a Leishmaniose e as transmissões de parasitas. A maior parte das Zoonoses pode ser evitada através de acções de prevenção, como a vacinação e a desparasitação. Devem evitar-se alarmismos. O fato de existirem este tipo de doenças não significa que estejam no seu cachorro à espera de atacar. Este artigo visa somente esclarecer a razão de algumas das prevenções efetuadas no veterinário e exemplificar porque razão prevenir não é só bom para o seu cão mas também para si.

     Evitar os contatos com parasitas é de importância primordial, para mais se existem crianças em casa. As Ténias e Lombrigas são os parasitas mais conhecidos para os quais basta efetuar uma desparasitação regular de forma a evitar o contágio.As crianças são um alvo fácil da infecção, não só pelo contato despreocupado com os cães e gatos doentes e/ou portadores, como também entre elas próprias. Assim, existe uma forma de contágio direto a partir de quistos parasitários de humanos ou de animais transmitidos das mãos à boca. Existe igualmente uma forma indireta de contágio a partir de águas, particularmente as que não são submetidas a tratamento, e em menor grau por meio da ingestão de vegetais e carnes crus, que devem obrigatoriamente de ser lavados com cuidado ou bem cozinhados consoante o caso.

     Mais complexo é o caso da Carraça. Esta pode transmitir a febre da Carraça que afecta de forma muito dolorosa os humanos. Zonas como o Distrito de Beja são flageladas por esta praga na altura do verão. Este flagelo pode ser evitado através do uso de desparasitantes, tal como com as lombrigas, no entanto lembre-se de solcitar sempre a um veterinário a informação de qual o desparasitante mais adequado para o seu animal. Uma das principais causas de urgências é sem margem para dúvidas a má utilização destes produtos resultantes de conselho de Alveitares ou por desconhecimento das especificidades do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário